Crescimento | Um dos principais objetivos do planejamento estratégico

Crescimento | Um dos principais objetivos do planejamento estratégico

Muitos empresários e administradores colocam o crescimento como um dos principais objetivos do planejamento estratégico, porque, em nossa sociedade, crescimento é sinônimo de sucesso. As empresas que deram excessiva ênfase ao crescimento, descobriram a duras penas, que o simples crescimento não é necessariamente o apogeu, a garantia de sucesso.

Só a procura por mais vendas e/ou desenvolvimento de novos produtos não garantem o crescimento da empresa. É necessário que duas premissas básicas sejam respeitadas:

a) reconhecer que mudanças contínuas nos hábitos dos consumidores, na tecnologia e na economia, marcam a nossa época, conhecida como “a era da descontinuidade”;

b) definir objetivos de crescimento, capitalizando oportunidades futuras, seguidas de planejamento estratégico esmerado para alinhar as potencialidades da empresa com essas oportunidades.

As empresas que lograram êxito são as que aumentaram o nível de suas vendas, e ao mesmo tempo incrementaram significativamente a margem de lucro.

Empresas bem sucedidas compartilham denominadores que nos permitem identificar algumas características que propiciaram o seu sucesso. As principais que todo empresário moderno precisa conhecer:

a) presença num mercado em crescimento ascendente;

b) produtos tecnologicamente sofisticados e que, por isso, ofereçam melhores perspectivas de crescimento do que aqueles que não acompanharam a evolução dos tempos;

c) lançamento de novos produtos, que contribuam com o crescimento das vendas, desde que, tenham sinergia com os outros produtos da empresa;

d) crescimento vertical através da aquisição de novos produtos.

Finalmente, ressalte-se que, a disposição para mudar e habilidade para planejar não são suficientes. Pessoas são a essência do negócio, a causa de seu crescimento ou declínio. Portanto, os aspectos: adaptação à mudança, planejamento esmerado e bons profissionais são as garantias que as empresas devem possuir, quando da consecução de seu objetivo de crescimento.

Moedas - 07/08/2020 17:16:23
  • Nome
  • Compra
  • Venda
  • Comercial
  • 5,431
  • 5,432
  • Paralelo
  • 5,060
  • 5,630
  • Turismo
  • 5,390
  • 5,720
  • Euro
  • 6,399
  • 6,401
  • Iene
  • 0,051
  • 0,051
  • Franco
  • 5,947
  • 5,949
  • Libra
  • 7,090
  • 7,092
  • Ouro
  • 354,190
  •  
Mensal - 05/08/2020
  • Índices
  • Mai/20
  • Abr/20
  • Inpc/Ibge
  • -0,25
  • -0,23
  • Ipc/Fipe
  • -0,24
  • -0,30
  • Ipc/Fgv
  • -0,54
  • -0,18
  • Igp-m/Fgv
  • 0,28
  • 0,80
  • Igp-di/Fgv
  • 1,07
  • 0,05
  • Selic
  • 0,24
  • 0,28
  • Poupança
  • 0,05
  • 0,05
  • TJLP
  • 4,94
  • 4,94
  • TR
  • -
  • -
  • 10/Agosto/2020 – 2ª feira.
  • ICMS | Substituição tributária.
  • GIA | ST.
  • ICMS/REDF | Registro Eletrônico de Documento Fiscal (REDF).
  • ICMS
  • ICMS | Refinaria de petróleo e suas bases.
  • ICMS | Refinaria de petróleo e suas bases.
  • ICMS | Substituição tributária.
  • ICMS | Remessa interestadual em consignação industrial.

Busca de endereço na internet